Esgrima em BH no Barroca Tênis Clube

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

Taça Belo Horizonte foi organizada pelo BTC

tacabh 2013 esgrimaA décima-primeira edição da Taça Belo Horizonte de Esgrima foi realizada na sala de esgrima do Barroca Tênis Clube nos dias 13, 14 e 20 de abril. O primeiro dia foi dedicado às provas individuais (geral e feminina) e no segundo dia foi organizada a já tradicional prova por equipes. No terceiro dia, foi a vez das crianças participarem da edição infantil do torneio.

O grande vencedor do evento, que contou com 28 participantes, foi o esgrimista barroquense Evandro Paradela, que acumula três títulos da Taça BH (2009, 2010 e, agora, 2013) e é o seu maior ganhador. César Nardelli faturou a prata, enquanto Hernane Pádua conquistou o bronze em disputa frente a Fabiano Avellar. Na prova feminina, ouro para Bianca Dantas, prata para Marina Tello e bronze para Luiza Pinheiro.

Na prova por equipes, o esquadrão composto por André Barcelos, Bruno Oliveira e Joaquim Murta foi o campeão, seguido respectivamente pelo time de Carlos Moreira, César Nardelli e João Sales e pelo escrete formado por Bianca Dantas, Evandro Paradela e Susana Matta.

No semana seguinte, a prova infantil da Taça BH de Esgrima 2013 agitou a sala de esgrima do BTC. O campeonato, que serviu como preparação para o Torneio Internacional Infantil e Pré-Cadete Mário Queiroz, teve participantes nas três categorias etárias infantis. Na categoria até 13 anos de idade, ouro para Tarcísio Mendes, prata para Álvaro Donato e bronze para Danielle Carvalho, com Luiz Rivetti terminando em quarto. Na categoria até 11 anos, ouro para Olavo Donato e prata para Miguel Giffoni. Na categoria até 9 anos, ouro para Enzo Zelante e prata para Valter Lôbo.

As classificações completas podem ser acessadas aqui e as fotos das provas da Taça BH 2013 podem ser vistas aqui (prova adulta) e aqui (prova infantil).

 

Benefícios da prática do esporte

A esgrima moderna é um esporte vigoroso e rápido, que desenvolve a rapidez de reação, a precisão, o raciocínio estratégico, a concentração e o autocontrole.