Esgrima em BH no Barroca Tênis Clube

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

Torneio estadual homenageia Mestre Leiria

staffbtc cesarleiriaEm 2013, o Calendário Mineiro de Esgrima retomou a organização de uma competição em homenagem a um nome importante da esgrima no nosso estado. Neste ano, o reconhecimento será oferecido ao Mestre César Leiria.

O Mestre d’Armas César Augusto Leiria da Silva foi o formador de inúmeros atletas de destaque em sua vitoriosa carreira como treinador de esgrima do Esporte Clube Banespa, Club Athletico Paulistano, Clube de Regatas Tietê, Barroca Tênis Clube, Academia da Força Aérea, Escola Preparatória de Cadetes do Ar e Equipe Brasileira de Pentatlo Aeronáutico Militar. Foi ainda coordenador técnico da Equipe Olímpica Permanente e treinador da equipe brasileira de espada masculina nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo 2003 e em várias outras competições internacionais. Em 2009, recebeu a medalha “Mérito Desportivo Militar” pelos relevantes serviços prestados ao desporto militar no Brasil. Atualmente, é o técnico principal da equipe de esgrima em cadeira de rodas do Comitê Paralímpico Brasileiro. Atuou em Belo Horizonte no período de 2005 a 2010, tendo sido fundador da Sala de Esgrima do Barroca Tênis Clube.

A esse Mestre de tanto brilho e tantas conquistas, expressamos nossa gratidão pelos exemplos dados e pelos caminhos abertos e rendemos nossa homenagem por meio do Torneio de Reconhecimento Mestre César Leiria, a ser realizado no dia 11 de maio de 2013. As disposições preliminares do torneio podem ser acessadas aqui.

 

Esgrima, um esporte olímpico

A esgrima combina os ideais do esporte de alto rendimento com as tradições do combate com armas brancas e está presente no programa olímpico desde a primeira edição, em 1896.