Esgrima em BH no Barroca Tênis Clube

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

Campeonatos Brasileiros Infantis de Esgrima 2014

brasileiro infantilNos dias 23 a 25 de outubro, realizou-se em Curitiba o Campeonato Brasileiro Infantil de Esgrima, que é disputado nas categorias 9, 11, 13 e 15 anos (a última denominada pré-cadete). O Barroca Tênis Clube de Belo Horizonte enviou uma delegação de 6 atletas acompanhados pelo Mestre Eduardo Romão. Os pequenos atletas voltaram com 5 medalhas obtidas nas modalidades de espada (especialidade do clube) e florete, que, juntamente com o sabre, são disputadas internacionalmente, até o nível olímpico.

Os mineiros trouxeram as medalhas de ouro nas bagagens de Valter Lôbo (espada 9 anos) e Tarcísio Mendes (espada 13 anos). Valter mostrou sua versatilidade trazendo também o bronze em florete 9 anos. Miguel Giffoni conquistou o bronze em espada 11 anos e a delegação ainda trouxe a medalha de bronze obtida por Tarcísio em espada 15 anos - importante ressaltar que ele estava competindo com atletas mais velhos. Nessa mesma prova, Álvaro Donato e Samuel Cerqueira também brilharam com a sexta e a nona colocações em uma prova nacional - portanto, de nível técnico muito alto. Olavo Donato, de apenas 12 anos, competiu nas provas de 13 e 15 anos, mostrando seu potencial para as competições futuras.

Belo Horizonte é candidata a sediar o Torneio Internacional Mário Queiroz de esgrima infantil em maio de 2015.

 

Benefícios da prática do esporte

A esgrima moderna é um esporte vigoroso e rápido, que desenvolve a rapidez de reação, a precisão, o raciocínio estratégico, a concentração e o autocontrole.